Área Dedicada a Pais

 

O que é a Ortopedia Funcional dos Maxilares?

A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) é uma especialidade que estuda, previne e trata as alterações do crescimento e desenvolvimento craniofacial, permite corrigir as discrepâncias nos maxilares e a consequente posição dos dentes.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares assume um papel importante no que diz respeito à monitorização do crescimento da face.

Quais os sinais de alerta no seu filho que o levarão a procurar um tratamento ortopédico funcional dos maxilares?

Alguns sinais de alerta podem ser identificados nos maxilares e dentes. Fique atento se o seu filho apresentar alguma destas alterações nos maxilares e dentes:

Prognatismo Maxilar

Mordida Cruzada Anterior

Mordida Cruzada Lateral

Mordida Profunda

Mordida Aberta

Prognatismo Mandibular

Fique também atento se o seu filho executa correctamente e com a facilidade as seguintes funções orais:

  • Respira preferencialmente pelo nariz.
  • Mastiga bem.
  • Fala bem.

O que pode causar estas alterações?

Estas alterações têm repercussões ao nível do crescimento e desenvolvimento craniofacial e do crescimento dos maxilares, interferindo com a harmonia da face.
Estas alterações também têm repercussões ao nível da correta realização das funções orais (respiração, mastigação, dicção e deglutição).
Não podemos desvalorizar as alterações estéticas e fonéticas associadas, que acabam por ter impacto na integração social e na construção da auto-estima da criança, com um impacto negativo na sua qualidade de vida.

Como pode prevenir os “dentinhos tortos” do seu filho?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as más-oclusões (incorrecto encaixe dos maxilares e dentes), são a 3ª patologia oral mais prevalente na população mundial. Devem ser tomadas medidas preventivas para diminuir este índice.
Existem factores que promovem as más-oclusões e factores que as previnem.

Uma criança segura, feliz e confiante terá certamente um futuro promissor!

A equipa médica do Wilma Simões European Institute encontra-se à sua disposição.